1) Nomes:
a) “Ceia do Senhor” : ICo.11:20
b) “Mesa do Senhor” : ICo.10:21
c) “Partir do Pão”: At.20:7 / At.2:42
d) “Ação de Graças”: (eucaristia): ICo.10-16 / 11:24
2) Def.:
“Cerimônia instituída por Cristo, para memória de Sua morte vicária, para proclamação de Sua volta e comunhão dos crentes, sendo estes últimos agraciados quando participam”.
3) Representações na Ceia:
a) Pão e Vinho: corpo e sangue (sacrifício de Cristo)
b) Atos do ministro (Mt.26:26): Oferta feita por Deus ao povo, dos benefícios da morte de Cristo
c) Comer e beber: Necessidades que tem de se alimentar espiritualmente Jo.6
d) Efeito do alimento: saúde espiritual e robustez
e) Os mesmos alimentos a todos: Símbolo da unidade da Igreja e da fraternidade
4) Presença de Cristo na Ceia:
A) ROMANISTA:
- União sacramental no sentido físico
- Símbolo se converte no simbolizado (transubstanciação)
- “Hoc est corpus meun” – pão e vinho se mudam
- Preservam a aparência (acidentes)
- Jo.6:50 e Mt.26:26
B) LUTERANO:
- Nega a transubstanciação
- Estabeleceu a consubstanciação (em, sob e com o pão)
- Aceitam a presença real (local) da Pessoa de Cristo
- Jesus não é o pão, mas está de modo local ali.
C) ZWINGLIANO:
- É, acima de tudo, um memorial
- Procurou excluir misticismo não-bíblico
- Não há benção especial
- Desapropriou a Ceia de qualquer sentido mais íntimo
(união entre Cristo e o crente)
D) CONCEITO CALVINISTA:
- Admite a presença real, mas espiritual (união mística)
- Rejeita a presença física e local
- O que participa recebe influência graciosa e fortalecedora
- Recepção é mediada pelo Espírito Santo e condicionada como ato de fé.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
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