1) Introdução: – Batismo infantil. Assunto bastante discutido; até guerras foram realizadas.
2) Bases para batismo infantil:
2.a) Históricas:
A) Irineu: (150 d.C.)
B) Tertuliano: (180 d.C.)
C) Origenes: (210 d.C.)
D) Concílio de Cartago: (252 d.C.)
E) Agostinho X Pelágio
2.b) Bíblicas:
A) Circuncisão: Sinal do pacto - Gn.17:23-27; Cl.2:11
- Forma de entrada no povo de Israel
- Aplicada à criança ao oitavo dia por ordem de Deus - Lv.12:3
- Batismo é forma de entrada na Igreja – substitui a circuncisão - Cl.2:11
B) Estima pelos meninos como parte do povo de Deus:
- Alvos das promessas Is.54:13
- Lugar na congregação IICrô.20:13; Joel 2:16
- Seriam diminuídos na nova dispensação? Mt. 19: 13-14 – Não.
C) Batismos “familiares”:
1) Lídia: At. 16:15
2) Carcereiro: At.16:33
3) Estéfanas: I Cor.1:16
4) Crispo: At.18:8; I Cor.1:14
D) Semente Santa:
- I Cor.7:14
- Filhos são santos para o Senhor
- Filhos são separados para Deus; devem ser recebidos como d’Ele.
- Carta enviada aos santos (membros da Igreja) ICor.1:12
3) Objeções ao batismo infantil:
3.1) Segundo Mc.16:16: A criança não tem fé pessoal em Cristo, logo, não deve ser batizada.
Respostas:
a) A aplicação análoga de II Ts.3:10 – morre pois não trabalha.
b) São desobedientes pois deve-se “pregar a toda a criatura”
· Pregam, às criaturas irracionais? As crianças que não têm consciência dos fatos? O contexto não se refere a crianças, mas a quem pode entender, aceitar ou rejeitar.
c) A circuncisão teria que exigir fé da criança circuncidada, o que não ocorre. Os pais deviam levá-las para receber sinal.
d) Fé é que determina ser batizado e ser salvo. A criança que morre é salva? Sim – não crê pode ser batizada? Não crê é condenada. – Teria fé para se salvar? Se tem, para a salvação; por que não para o batismo?
· Se não tem fé; recebe sem ela (pela graça) o maior (salvação), se tem o maior porque não pode ter o menor?
3.2)Circuncisão era apenas para meninos (homens):
Respostas:
a) Era aplicada apenas aos meninos pelo óbvio.
b) A compreensão de que o homem é o responsável pela descendência. Ele é que faz gerar. A mulher é subordinada. O homem era o representante da mulher.
c) O NovoTestamento eleva a mulher e a coloca acima do que estava. Não há diferença em Cristo:Gl.3:27-28.
d) O Cristianismo atinge o significado último dos ritos judaicos como a Ceia e batismo. (Mulher não podia entrar no Templo).
e) Sendo só para os meninos (pelo óbvio) eu poderia batizar os meninos (machos). Se posso batizá-los; por que não às meninas, já que elas têm cabeças, como os meninos, possibilitando-as a receber o batismo?
3.3)Batismo de crianças inconscientes é uma violação da liberdade de escolha pessoal.
Respostas:
a) Teríamos que culpar Deus de tirano, por ser o mandatário desta violação no Velho Testamento ao mandar circuncidar a criança ao 8º dia.
b) Seria o pai um violador da consciência e liberdade da criança pois ele (a mando de Deus) estaria ensinando ou mandando ensinar sua religião ao filho, impondo-a por coação ou persuasão.
c) Os pais não poderiam levar seus filhos ao mudarem-se, pois os filhos poderiam não querer ir. Isto seria violação da liberdade.
d) Os pais não poderiam impedir uma criança (ou adulto excepcional) de matar-se com uma faca, pois seria violação da liberdade.
e) Os pais devem deixar os filhos sem nome até que possam escolher os seus, pois do contrário é violação da liberdade.
f) Não se pode registrar os filhos, quando adultos devem escolher os pais que desejam que os registrem, senão é violação...
3.4)Não há mandamento expresso no NT para batizar crianças.
Respostas:
a) Quando diz que não há expresso afirma que há inferencial.
b) Não há mandamento para guarda do Domingo; mulher tomar Ceia; palavra Trindade, etc.
c) Forma de recepção dos prosélitos e seus filhos no judaísmo, que era a Igreja Judaica.
d) Se crianças perdessem seus direitos estaria claro cancelamento. Não havia necessidade de se estabelecer, ou seja, mandar fazer, o que está sendo feito. Lei não revogada ou cancelada continua em vigor. Seu cancelamento é que aparece.
e) Não há mandamento ou palavra que proíba batizar crianças no Novo Testamento.
3.5)Se podem ser batizadas, por que não podem comungar?
Respostas:
a) Não é objeção ao batismo infantil; Não o evita, mas apresenta o que deveria ser uma conseqüência.
b) No Velho Testamento as crianças quando eram circuncidadas comiam a Páscoa?
Não. Em tempo oportuno quando pudessem fazê-lo participariam.
c) As crianças brasileiras registradas têm a cidadania brasileira, mas têm os mesmos direitos dos adultos?
d) Na família a criança é membro de fato e de direito, mas não recebe o mesmo que o adulto, pela própria natureza. Nem por isto deve deixar de ser registrada na família. Ex.: alimentação; se não come carne não é da família?
3.6) Não se pode batizar crianças por não termos certeza de sua regeneração, e muitos depois abandonam a fé.
Respostas:
a) Hipoteticamente, se ela morre ali; seria salva? Sim. Então seu estado é de salvo ou regenerado; logo, pode ser batizada.
b) Se não posso batizar a criança por não ter certeza de sua regeneração como posso ter certeza que o adulto é regenerado? Batiza-se na possibilidade, não na certeza.
c) A experiência dos apóstolos era só batizar quem fosse regenerado?
Nunca erraram com adultos batizados? Ex.: Simão, Demas.
d) Quanto ao abandonar, a questão é a mesma. Todos os adultos batizados permanecem na fé? Nenhum abandona a Igreja?
e) Argumento não é contra o batismo, mas contra os reflexos. No entanto, está sujeito a estes também o batismo dos adultos.
3.7)Por que Jesus não batizou as crianças que lhe trouxeram?
Respostas:
a) Batismo cristão não fora instituído. Circuncisão estava em vigor. (Foram batizados na Velha Dispensação).
b) Elas pertenciam o regime da Lei, onde o rito era a circuncisão, ao qual o próprio Jesus se submetera.
c) Não podemos batizar os adultos; porque nenhum adulto que foi levado até Ele foi batizado por Ele.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
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